Carregando...

Projetos On Line

Abaixo vamos demonstrar como funciona o processo de projeto. Nesse caso, temos um apartamento de cobertura, ou seja, parte de estrutura já estava pronta, então pudemos modificar parede para melhorar o layout e necessidades do cliente, mas tivemos que respeitar os pilares existentes.

blog 2

Esse projeto acima recebemos do cliente, que é o projeto estrutural. Através desse projeto e com o programa de necessidades do cliente começamos a elaborar o Projeto de Layout. 

E para quem não sabe o que é um Projeto de Layout, vamos explicar para entenderem. Pois muitas pessoas compram projetos sem o Layout e isso dificulta para todos: cliente, pedreiro, encanador, eletricista e arquiteto que pega o "bonde andando".

Um projeto de Layout é a definição dos ambientes em Planta Baixa, com as paredes, aberturas (portas e janelas) e com os móveis definidos. Para fazer esse projeto, precisamos saber o tamanho da cama que as pessoas dormem, quantos metros lineares são necessários de armário, qual a geladeira (1 porta ou 2 portas muda tudo), cuba dupla ou simples na cozinha, quais equipamentos na lavanderia, 2 cubas no banheiro do casal? 2 chuveiros?

É super complexo... Mas não tem como construir sem você ter esse projeto de layout. Veja abaixo o projeto que apresentamos. Para o cliente tem mais informações (áreas, medidas de portas, especificações). Mas para apresentar aqui demos uma limpada na planta.

blog 4

Então acima podemos observar as paredes em preto e os móveis. Está previsto na sala de jantar uma mesa quadrada de 1,50m, na sala 1 sofá com 2 poltronas. A cozinha está integrada com jantar e estar, mas ao mesmo tempo um pouco camuflada para esconder a "bagunça do dia a dia".

Nos closets já definimos onde o armário é mais profundo para colocar as roupas penduradas e onde é mais estreito para sapatos e roupas dobradas.

No banheiro do casal definimos a banheira, local do box e cuba (no caso dela não é dupla). E pra você?

Conseguem perceber como isso é pessoal? De repente você vai olhar essa planta e dizer que pra você podia ser diferente... Por isso veja como é importante o projeto de Layout. 

E para isso ter sucesso, o Arquiteto preciso do máximo de informações que o cliente puder dar.

Um projeto só com paredes e sem móveis não significa nada... Só com "bola de cristal" para o cliente saber onde estão definidos os móveis. 

Bom, após o projeto de Layout aprovado pelo cliente, enviamos ao engenheiro para ele aprovar. Após estar tudo ok,  elaboramos o projeto das paredes para o pedreiro poder começar a levantar as paredes e a obra começar a surgir.

 

blog 5

E começamos os próximos passos que são o projeto de Diretrizes Hidráulicas para orientação para o encanador. Nessa imagem abaixo aproximei um zoom da cozinha para entender melhor. Pois para esse projeto precisamos saber se terá filtro de água, se a geladeira tem filtro, onde estará o fogão.

blog 6 a

E agora chegamos no projeto de Diretrizes Elétricas (pontos de tomadas, interruptores) e junto o projeto de Gesso e Iluminação. Pois através dos pontos de iluminação, conseguimos definir quantas caixinhas de interruptores precisam, pois cada interruptor.

blog 7a

E para que o cliente veja como vai ficar a disposição, temos entregue um video e imagens internas para entender melhor como ficará a proposta...
Confere as imagens 3D (não são imagens de projeto de interiores, é apenas para entender a disposição dos móveis) e a assista o video abaixo.

Abaixo você pode conferir as duas imagens de integração da sala de estar e jantar.

blog b
blog a

Na próxima imagem o quarto do casal e das filhas

blog e
blog d

E abaixo o aparador da entrada, o acesso à área externa e o pátio externo com acesso à churrasqueira.

blog c
blog f
blog g
Bárbara Lehmkuhl

Por Bárbara Lehmkuhl